sábado, 24 de novembro de 2007

Espíritos


"Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
À lei e ao testemunho! Se não falarem desta maneira, jamais verão a alva." Isaías 8: 19-20

A doutrina da imortalidade natural, a princípio tomada de empréstimo à filosofia pagã, e incorporada à fé cristã durantes as trevas da grande apostasia, suplantou a verdade de que “os mortos não sabem coisa nenhuma”. Eclesiastes 9:5. Multidões crêem que os espíritos dos mortos são os “espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação”. Hebreus 1:14


A doutrina de que os espíritos dos mortos retornam a fim de ministrar aos vivos, abriu caminho para o moderno espiritismo. Se os mortos são favorecidos com conhecimento que supera em muito o que antes possuíam, porque não voltariam eles à terra para instruir os vivos? Se os espíritos dos mortos estão a pairar sobre seus amigos na terra, porque não haveriam de comunicar-se com estes? Como poderiam os que crêem no estado consciente dos mortos rejeitar o que lhes vem como “luz divina” transmitida por espíritos "glorificados"? Eis aí um meio de comunicação considerado como sagrado, através do qual Satanás opera. Anjos decaídos aparecem como mensageiros do mundo dos espíritos.
O príncipe do mal tem o poder de trazer à presença dos homens a aparência de seus amigos falecidos. A contrafação é perfeita, e é reproduzida com maravilhosa exatidão. Muitos são consolados com a afirmação de que seus queridos estão desfrutando o céu. Sem suspeitarem do perigo, dão ouvidos a “espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. I Timóteo 4:1


Os que vivem sem se prepararem corretamente, pretendem viver no céu felizes após sua morte e mesmo ocupar ali elevadas posições. Pretensos visitantes do mundo dos espíritos por vezes proferem avisos e advertências que se demonstram corretos. Então, estando ganha a confiança, apresentam doutrinas que tentam derrubar o que diz as Escrituras Sagradas. O fato de declararem algumas verdades, e poderem por vezes predizer acontecimentos futuros, dão às suas declarações uma aparência de crédito, de modo que seus falsos ensinos são aceitos. A lei de Deus é posta de lado, o Espírito da graça é desprezado. Os espíritos negam a divindade de Cristo Jesus e colocam o Criador no mesmo nível em que eles próprios estão.
Conquanto seja verdade que os resultados da trapaça tenham muitas vezes sido apresentados como manifestações genuínas, tem havido também assinaladas exibições de poder sobrenatural, obra direta dos anjos maus. Muitos crêem que o espiritismo é meramente uma impostura humana. Quando postos face a face diante de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como sendo do grande poder de Deus.

Através do auxílio satânico os magos de Faraó tentaram contrafazer a obra de Deus:

“Então Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu cajado diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente. Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com suas ciências ocultas.” Êxodo 7:10-11


Paulo testifica de que a vinda do Senhor seria precedida pela “eficácia de Satanás, como todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça”. II Tessalonicenses 2:9 e 10

João declara: “Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar.” Apocalipse 13:13-14


Não se acham aqui preditas meras imposturas humanas. Os homens são enganados por sinais que os agentes de Satanás efetuam, e não por aquilo que eles pretendam realizar.


Fonte: Ellen G. White em O Grande Conflito Capítulo 34

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ergam os vossos olhos



“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Timóteo 3:1-5

“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24:7

Ninguém pode negar ou fingir que não vê que algo está acontecendo ao nosso redor. O mundo está em movimento, as coisas estão acontecendo e cada uma das palavras ditas acima toma um significado mais amplo quando olhamos para o nosso mundo atual.
O século XXI tem sido marcado por muitas tragédias. As catástrofes naturais como terremotos, vulcões em erupção, queimadas e secas têm abatido o planeta. Os sinais do fim dos tempos descritos na Bíblia já aparecem de diversas formas. A parcela mais afortunada da humanidade tem sido apenas testemunha ocular desses acontecimentos, enquanto milhares, infelizmente, têm sido vítimas.
Não só os fenômenos meteorológicos, mas também as guerras, a fome, as pragas, as pestes, as doenças sem cura, o sofrimento e a dor têm abalado nossos dias. As notícias que a mídia vem divulgando diariamente são um reconhecimento - e cumprimento - dos sinais descritos na Bíblia. Que foram frutos de uma revelação a respeito do futuro de todos os seres, dos acontecimentos e das condições naturais que estariam por vir.
Pessoas mais atentas sabem que o paralelo entre os fatos mundiais e as profecias bíblicas têm se estreitado de tal forma que não deixam dúvidas quanto ao fato de que já estamos vivendo os eventos finais. Depois da catástrofe do tsunami, as ondas gigantes que invadiram a costa asiática, em função de um terremoto que atingiu mais de dez países, o número de ciclones tropicais no Atlântico é o maior dos últimos 72 anos. O ano de 2005 entrou para a história devido aos danos provocados pelos acidentes naturais.

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.”
I Tessalonicenses 5:3

Tempos atrás me peguei surpreendido comigo mesmo ao ouvir na televisão uma reportagem sobre a reunião, na Alemanha, do “G8” que são os 7 países mais ricos do mundo mais a Rússia. Como todos sabem, esse grupo se reúne para discutir assuntos que influenciam todos os países do mundo; assuntos como: Política, Economia, Ecologia, dentre outros. Essa reunião soa aos meus ouvidos como um grito desesperado dos povos, da natureza, do mundo, por PAZ...

“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição...”
I Tessalonicenses 5:3

Certo é que o mundo está em comoção e mobilização geral por PAZ e sossego mas nós sabemos que esse mundo no qual vivemos não tem mais como sobreviver e aguardamos ansiosamente o retorno do Mestre para colocar fim à todas as coisas ruins que entristecem e amarguram nossas vidas.

"Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." Lucas 21.28

Não há nada o que temer. Deus está no controle de tudo e Ele mesmo nos promete que cuidará de cada um que se apegar a Ele e nos levará para um lugar onde não mais existirão as dores e tristezas desta vida. Não haverá mais fome, não haverá mais guerra, não haverão mais mortes e nem separações.

"E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." Apocalipse 22:1-7

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Profecias


"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119.105

Existem dois motivos principais em se estudar e compreender os seguintes acontecimentos: o primeiro é a certeza de que o que a Bíblia, a palavra do próprio Deus, predisse sempre se cumpre, independente da vontade ou aceitação dos homens. O segundo motivo é ter a certeza de que se estas coisas aconteceram, com tamanha precisão e riqueza de detalhes, as outras coisas que a Bíblia previu, e que ainda não aconteceram, também, certamente, acontecerão no tempo determinado; e nos ajuda a mantermos nosso caminho na luz da verdade, porque Deus nunca permite que aconteça algo sem antes nos avisar, através da Bíblia e dos Seus profetas.

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

PROFECIAS:
A profecia não somente prediz a maneira e o objetivo da vinda de Cristo, mas apresenta ainda sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma está próxima.

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas." Lucas 2:25

"O sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes do céu serão abalados. Então verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.” Marcos 13:24-26

"Sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de carvão, a lua toda como sangue." Apocalipse 6:12

CUMPRIMENTO:
O Terremoto que abalou o mundo: Em cumprimento dessa profecia ocorreu em 1755 o mais terrível terremoto que já se registrou. Conhecido como Terremoto de Lisboa, estendeu-se pela Europa, África e América. Foi sentido na Groenlândia, nas Índias Ocidentais, na Ilha da Madeira, na Noruega e na Suécia, na Grã-Bretanha e na Irlanda, numa extensão de mais de dez milhões de quilômetros quadrados. Na África o choque foi quase tão violento quanto na Europa. Grande parte da Argélia foi destruída. Uma vasta onda varreu a costa da Espanha e da África, submergindo cidades.
Montanhas, “algumas das maiores de Portugal, foram impetuosamente sacudidas, como que até aos fundamentos; e algumas delas se abriram nos cumes, os quais de partiram e rasgaram de modo assombroso, sendo delas arrojadas imensas massas para os vales adjacentes. Saíram chamas dessas montanhas.”
Em Lisboa, “um som como de trovão foi ouvido sob o solo e imediatamente depois um violento choque derribou a maior parte da cidade. No lapso de mais ou menos seis minutos, pereceram sessenta mil pessoas. O mar a princípio se recolheu, deixando seca a barra; voltou então, erguendo-se doze metros ou mais acima de seu nível comum.”

O escurecimento do Sol e da Lua: Vinte e cinco anos mais tarde apareceu o sinal seguinte mencionado na profecia – o escurecimento do Sol e da Lua. Em 19 de Maio de 1780 cumpriu-se esta profecia.
Testemunha ocular, em Massachussetts (EUA), descreve o evento nos seguintes termos: “Pesada nuvem negra se espalhou por todo o céu, exceto uma estreita orla no horizonte, e ficou tão escuro como usualmente é às nove horas de uma noite de verão...”
“Acenderam-se velas, e o fogo na lareira brilhava tanto como em noite de outono sem luar.... As aves retiraram-se para os poleiros. O gado ajuntava-se no estábulo; as rãs coaxavam e os morcegos voavam em derredor. Mas os seres humanos sabiam que não era vinda a noite....”
“Na maioria dos lugares do país as trevas foram tão grandes durante o dia, que as pessoas não podiam dizer a hora, quer pelo relógio de bolso, quer pelo de parede, nem jantar, nem efetuar suas obrigações domésticas, sem a luz de velas.”

Lua como sangue: “Tampouco foram as trevas da noite menos incomuns e aterrorizadoras do que as do dia; não obstante haver quase lua cheia, nenhum objeto se distinguia a não ser com o auxílio de alguma luz artificial, que, quando vista das casas vizinhas ou de outros lugares a certa distância, aparecia através de uma espécie de cortina negra, que se afigurava quase impermeável aos raios.” “Se todos os corpos luminosos do universo tivessem sido envoltos em sombras impenetráveis, ou arrancados da existência, as trevas não teriam sido mais completas.” Depois da meia-noite as trevas se desvaneceram, e a Lua, ao tornar-se visível, tinha a aparência de sangue.
O dia 19 de Maio de 1780 figura na história como “o Dia Escuro”. Desde o tempo de Moisés, nenhum período de trevas de igual densidade, extensão e duração, fora registrado. A descrição oferecida por testemunhas oculares não é senão um eco das palavras registradas pelo profeta Joel, cerca de 2.500 anos antes: “O sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o grande dia do SENHOR.” Joel 2:31.

“Ao começarem estas coisas a suceder”, disse Jesus, “exultai e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:28.

“Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus.” Lucas 21:30-31.

Dentre as promessas e profecias Bíblicas, a mais bela e mais aguardada por todos os povos do mundo e em todos os tempos, é a vinda de Jesus para nos libertar do mal e trazer a paz eterna às nossas vidas. Todos os acontecimentos relatados foram preditos por Jesus e nos é importante conhecê-los e saber de seu cumprimento para que possamos entender a proximidade do retorno do Mestre.