"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Genesis 2:7
Antes de saber algo sobre a morte precisamos analisar a vida e como ela começou. O homem é formado de duas partes:
Pó da terra + O fôlego de vida. = Alma vivente.
Da mesma forma que uma lâmpada:
Lâmpada + Corrente elétrica = Luz
Remove-se a corrente elétrica e a luz some. Se for retirado o fôlego de vida não resta nada, só um corpo morto.
Com isso o homem passou a “ser” uma alma vivente e não a “ter” uma alma, como acreditam alguns.
A primeira mentira sobre a natureza da morte foi pronunciada quando a serpente disse a Eva: “É certo que não morrereis.” Gênesis 3:3-4
E o ser humano então acreditou que poderia ser imortal de alguma forma, mesmo que fora do corpo.
"Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem à região do silêncio." Salmos 115:17
A Bíblia nunca sugere que o “espírito” é um tipo de segunda personalidade vivente que pode desfrutar de existência pessoal separada do corpo. Antes, ela ensina que o homem não tem consciência, conhecimento, do que quer que seja na morte. Se o “espírito” que volta pra Deus fosse capaz de atuar fora do corpo , certamente iria louvar a Deus na sua presença, mas o texto diz que os mortos não louvam o Senhor. A explicação simples pra isso é que eles simplesmente não podem fazê-lo.
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do Sol." Eclesiastes 9:5-6
De forma resumida, esses versos explicam que os mortos não sabem coisa alguma. Mesmo suas emoções, tais como amor e ódio, deixam de existir. A morte não é uma continuação da vida como muitos supõem.
Os mortos não estão cientes dos problemas e dificuldades daqueles que deixaram para trás. Se eles pudessem ver seus queridos passando necessidade ou pesar, não poderiam desfrutar a “outra vida” (caso essa existisse).
Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão..." I Tessalonicenses 4:16
Quem está morto, bom ou mal, não tem consciência do que se passa neste ou em outro mundo. Descansa e aguarda o dia da ressurreição.
Quem está morto, bom ou mal, não tem consciência do que se passa neste ou em outro mundo. Descansa e aguarda o dia da ressurreição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário